WhatsApp: (44) 99735-0496

Perguntas frequentes

Sobre nossa empresa e o sistema de seguro agrícola

  • A ECAMPO ou SEGURO.AGR.BR é uma corretora de seguros?

    Não. A ECAMPO é uma empresa de desenvolvimento de software voltado para o setor do agronegócio. A SEGURO.AGR.BR é a plataforma para contratação e gerenciamento de seguros agrícolas utilizada pelas principais corretoras e grupos do Brasil. Para saber mais sobre a nossa história clique aqui.

  • Como funciona em relação a segurança e confidencialidede dos dados?

    Nós trabalhamos com as melhores práticas e protocolos de segurança de maneira a garantir a confidencialidade das informações dos nossos clientes. Realizamos backup's com alta frequência. Caso queira saber mais sobre nosso acordo de confidêncialidade, entre em contato clicando aqui.

  • A plataforma já esta integrada com as seguradoras?

    Neste momento a plataforma ainda não esta integrada com os sistemas das seguradoras. Porém, já estamos trabalhando na integração com as principais seguradoras e oferecemos também maneiras de transmitir as propostas de maneira mais rápida para algumas seguradoras do mercado.

  • É possível fazer a integração da plataforma com meu sistema administrativo?

    Sim. Hoje já estamos integrados com algumas empresas que fornecem softwares para as corretoras de seguros. Desta maneira evitamos retrabalho no lançamento de propostas entre diferentes sistemas. Para saber se já temos integração com o sistema que você utilza entre em contato clicando aqui.

  • Conseguimos importar os dados que já tenho para dentro da plataforma?

    Hoje conseguimos fazer a importação de produtores rurais atráves de uma planilhar de Excel. E também é possível fazer a importação de arquivos KML e Shapefile.

  • A plataforma pode ser utilizada por qualquer corretora de seguros?

    Sim. A plataforma pode ser utilizada por qualquer tipo de corretora de seguros que atua no segmento agrícola. Porém, o grande potêncial da plataforma é para corretoras que trabalham com diversos canais de venda (agrônomos autônomos, escritórios de planejamento agrícola, revendas de insumos e cooperativas agrícolas), que precisam criar produtos específicos por canais e que querem aumentar sua região de atuação e volume de contratações de forma rápida e organizada.

background

Você quer saber como começar a contratar seguro agrícola pela nossa plataforma?
Clique aqui para agendar uma apresentação!

Sobre seguro agrícola

  • O que é Seguro Agrícola?

    O seguro é por definição a transferência de risco do segurado para a seguradora. Como as atividades agrícolas têm por natureza um risco envolvido muito alto, decorrente principalmente de fenômenos climáticos, este produto é muito bem aceito e tem grande sucesso no mercado proporcionando segurança e competitividade ao produtor.

  • Diferença entre Seguro Agrícola e Seguro Rural?

    Seguro Agrícola é uma modalidade de Seguro Rural com cobertura específica para a produção agrícola. As demais modalidades que estão previstas na legislação são: seguro pecuário, seguro aquícola, seguro de florestas, seguro de penhor rural, seguro de benfeitorias e produtos agropecuários, seguro de vida do produtor rural, e seguro de Cédula de Produto Rural (CPR).

  • Como funciona o pagamento da subvenção?

    A subvenção é um auxílio financeiro concedido ao produtor rural pelos Governo. Este valor é calculado como um percentual do valor do prêmio total e o pagamento é feito diretamente as seguradoras. Na prática, o Governo assume uma parte do valor que seria pago integralmente pelo produtor rural. Sendo assim, as seguradoras enviam os dados da apólice ao Governo e não havendo nenhuma restrição ela recebe o pagamento. Cabe ressaltar que o produtor rural não pode ter restrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN) e deve observar os limites anuais de utilização do subsídio. Além disso, há um volume total disponível e o mesmo é garantido às apólices por ordem de envio.

  • Quais são as modalidades do seguro rural e agrícola?

    A cobertura do seguro agrícola inicia-se com a emergência da planta até fim da colheita da lavoura e podem ser categorizados em dois tipos básicos: seguros multirriscos e seguros de riscos nomeados. A principal diferença entre eles é que no primeiro está incluso em uma única cobertura a maior parte dos incidentes climáticos, enquanto no outro você pode contratar somente alguns eventos como por exemplo geada e granizo.

  • Qual a cobertura do seguro e no que é baseado?

    Além dos dados básicos como área segurada e dados pessoais do produtor rural existem outras variáveis específicas no seguro rural que levam ao cálculo da cobertura, as básicas seriam: produtividade esperada, ou melhor, o potencial produtivo da lavoura baseada na média histórica; nível de cobertura, que representa o percentual de cobertura da apólice; e também a taxa da seguradora ou percentual pago ao agente de seguro.

  • Quando o produtor pode acusar sinistro?

    O produtor pode acusar o sinistro quando há ocorrência de algum risco coberto pelo seguro. É importante estar atento e informar ao agente de seguro imediatamente a constatação do ocorrido seguindo sempre as orientações descritas na apólice.

  • O que ocorre após o sinistro?

    Em seguida ao acionamento do sinistro, o produtor deverá permitir o acesso do perito da seguradora à área sinistrada e as indenizações serão realizadas conforme informações constantes na apólice. Outra observação importante é que poderá ocorrer também uma fiscalização por parte do Governo para conferir se as condições para o subsídio foram atendidas e garantir o direito ao benefício.

  • O que é Zoneamento Agrícola?

    O método de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) indica os períodos ideais de plantio por cultura e por município, considerando as características do clima, o tipo de solo e ciclo das culturas. Sendo assim, é adotado pelas seguradoras como uma das obrigações que o produtor rural deve seguir visando sempre atingir a produtividade esperada.

background

Você quer saber mais sobre Seguro Agrícola?
Nos envie sua pergunta!